22 a 24 de setembro de 2026

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 10 de Junho às 11h20

Abertura dos mercados de sêmen e embriões bovinos na Rússia e demais membros da União Econômica Eurasiática (UEEA)

EXPOMEAT 2026 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal O governo brasileiro recebeu, com satisfação, a notícia de abertura de 15 mercados dos cinco países integrantes da...

O governo brasileiro recebeu, com satisfação, a notícia de abertura de 15 mercados dos cinco países integrantes da União Econômica Eurasiática (UEEA) - Rússia, Belarus, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão - para a exportação brasileira de sêmen e embriões bovinos (“in vivo” e “in vitro”).

Trata-se de mais uma grande expansão comercial na UEEA para produtos agrícolas brasileiros. No início de maio deste ano, foram autorizadas as exportações de suínos vivos e, em setembro de 2023, de bovinos vivos para os membros da União.

As aberturas decorrem do recente adensamento de contatos bilaterais com a UEEA, por meio de atuação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

No primeiro quadrimestre de 2024, o Brasil exportou pouco mais de US$ 325 milhões em produtos do agronegócio para a UEEA, com destaque para soja em grãos, carne bovina, café verde e açúcar bruto.

Com os novos mercados na UEEA, o agronegócio brasileiro soma 61 aberturas de mercado em 27 países neste ano, totalizando 139 aberturas em 51 países desde o início do mandato do Presidente Lula.

Tais resultados são fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Fonte: Mapa Imprensa
Categoria Agricultura e Pecuária

Veja também

Egito, Jordânia e Iêmen importam mais frango brasileiro27/01/21 Três países árabes apresentaram aumento nas exportações de carne de frango brasileira ao longo de 2020, frente ao volume comprado em 2019. Um dos destaques foi o Egito, com 58,7 mil toneladas, valor 15% superior ao do ano anterior. Também o Iêmen e a Jordânia importaram mais. Respectivamente, 112,4 mil toneladas, aumento de 6,1%, e 56,8 mil toneladas, alta de......
Exportações de carne bovina sobem 26% no ano12/12/22 As exportações brasileiras de carne bovina subiram 25,8% nos 11 primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado, a 2,16 milhões de toneladas, segundo a Associação Brasileira de......
China deve dobrar demanda por carne bovina28/07/20 A China projeta um aumento do consumo da carne bovina e volume pode dobrar nos próximos sete anos. A expectativa é de que o país asiático chegue a algo próximo dos 8 milhões de toneladas antes do fim da......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!