A Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) anunciou nesta sexta-feira (28) que irá investir R$ 82 milhões no Frigorífico Tapejara I, no Rio Grande do Sul, para ampliar e melhorar o mix de produção da planta avícola.
“O objetivo é preparar a unidade agroindustrial para o processamento de novos produtos, além da obtenção do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e habilitação para o mercado externo”, disse a Aurora em comunicado.
A planta, que opera atualmente com o SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), produz exclusivamente para o mercado interno, com abate de 42 mil aves por dia.
Após os investimentos planejados, a planta abaterá aproximadamente 76 mil aves por dia, trabalhando em turno único. Posteriormente, a unidade poderá operar em dois turnos de abate, duplicando a sua capacidade, segundo a cooperativa.
O investimento será direcionado para a instalação de novos equipamentos, modernização das linhas de produção e implantação de adequações nas instalações fabris.
As atividades na planta serão suspensas temporariamente a partir de 14 de agosto, “retornando às atividades com a maior brevidade possível”, disse a Aurora. A paralisação exigirá ajuste na produção e redirecionamento dos trabalhadores.
A Aurora disse que manterá os 532 colaboradores diretos do frigorífico, que deverão ser transferidos para as outras unidades que a empresa mantém na região, inclusive no próprio município, onde a cooperativa opera o Frigorífico Aurora Tapejara II.
Os lotes de aves entregues pelos produtores que formam a base produtiva serão direcionados ao Frigorífico Aurora Tapejara II.
“O intervalo entre os lotes será ampliado para adequação do fluxo de produção das granjas à capacidade de processamento industrial”, disse a Aurora.
“Para evitar prejuízos aos avicultores, a Aurora Coop indenizará aqueles produtores cooperados que tiverem intervalo superior à média praticada durante o período em que a unidade Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) esteve em operação.”
Fonte: Carnetec