Produtores rurais que fornecem aves de corte à unidade da BRF em Lucas do Rio Verde (MT) receberam, pelo quarto ano consecutivo, o selo internacional Certified Humane, que reconhece a aplicação de boas práticas de bem-estar animal, informou a companhia na semana passada.
Para obter o reconhecimento, as granjas precisam prover um ambiente que estimule o comportamento natural das aves, tais como ciscar, espojar e bater asas.
As aves que vivem nas granjas certificadas são alimentadas com ração 100% vegetal, apenas com o uso de cereais, minerais e vitaminas. "Não recebem nenhum tipo de substância promotora de crescimento, antibióticos preventivos ou mesmo terapêuticos", disse a BRF em nota.
No ano de 2020, a certificação foi ampliada, triplicando o volume de produtos adequados ao protocolo da Certified Humane.
“O conforto e o enriquecimento ambiental são princípios básicos do ambiente de criação das aves. Os produtores parceiros possuem em suas propriedades planos de emergência para direcioná-los em relação ao que fazer em caso de sinistros e recebem treinamentos constantes para assegurar o melhor cuidado com os animais”, explicou Mariana Modesto, gerente executiva de Sustentabilidade da BRF, na nota.
“Além disso, os estoques mínimos de água e ração de qualidade são garantidos. Para água, o estoque é suficiente para 24 horas e, para ração, a capacidade mínima de armazenamento garante um dia de consumo na semana que antecede o abate, em 100% das propriedades. Somado aos demais procedimentos, a companhia está garantindo o atendimento das necessidades das aves de forma constante”, finalizou Mariana.
Além do selo Certified Humane, a BRF possui ainda outras certificações que atestam as boas práticas de bem-estar animal, entre elas: Global GAP e National Chicken Council, onde os padrões são avaliados por auditores certificados PAACO.
Fonte: Carnetec