A gestão sustentável faz parte da essência BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo. Globalmente, a empresa estabeleceu a meta de reduzir em 13% o consumo de água até 2025. Um bom exemplo de avanços é a unidade de Capinzal, no meio-oeste de Santa Catarina, que, nos primeiros cinco meses de 2021, reduziu o consumo de água em 80 milhões de litros, informou a BRF na sexta-feira (23).
Na planta de Capinzal, aproximadamente 50% de todo o consumo de água global é reaproveitado e vai para reutilizações na lavagem de caminhões, de gaiolas e na destinação para as bombas de vácuo para transportar resíduos em calhas. Esse reaproveitamento representa 49% de redução em consumo. Por mês, a unidade reutilizou em média 112,3 milhões de litros de água, o que representa cerca de 1,347 bilhão de litros por ano.
A unidade conta, também, com um robusto sistema de tratamento de efluentes. Todo o resíduo gerado na planta passa por diversas fases, como peneiramento e depois pelas fases primária e secundária, permitindo que o efluente final seja lançado com 99% de remoção dos padrões físico-químicos e biológicos. Buscando a melhoria contínua no reaproveitamento desse recurso natural, a planta possui um projeto em andamento para a instalação de uma nova estação de tratamento de água para reuso.
O desempenho e resultados alcançados até o momento estão relacionados com o atendimento à norma ISO 14001:2015. Segundo a diretora de Sustentabilidade da BRF, Mariana Modesto, preservar o meio ambiente e ser ecoeficiente estão entre as ambições da empresa por meio de seu Plano de Sustentabilidade. "Trabalhamos para inovar e encontrar soluções sustentáveis para os desafios que se apresentam em nossa atividade”, disse Mariana em nota.
Fonte: CarneTec
Foto: BRF