09 A 11
DE novembro DE 2021

Das 14h às 20h

Pavilhão de Exposições Anhembi - São Paulo/SP

Notícias

Postado em 23 de Fevereiro às 08h56

Consulta pública sobre habilitação de estabelecimentos no Dipoa termina em 26/02

Notícias do Setor (571)
EXPOMEAT 2021 - lll Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal Ainda restam oito dias para os interessados em participar da consulta pública sobre os procedimentos de habilitação de...

Ainda restam oito dias para os interessados em participar da consulta pública sobre os procedimentos de habilitação de estabelecimentos nacionais registrados no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) à exportação e o trânsito de produtos de origem animal, aberta pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em janeiro.

A proposta tem por objetivo "simplificar e desburocratizar a emissão de certificação sanitária para o trânsito de matérias-primas e produtos de origem animal, detalhar o processo de emissão de certificação pelas unidades administrativas do Mapa, com atribuições para certificação sanitária; dar transparência e segurança ao processo de certificação sanitária; e garantir a inocuidade, conformidade e rastreabilidade dos produtos de origem animal certificados, possibilitando atender a demandas específicas no controle da cadeia produtiva e requisitos de países importadores", detalhou o Mapa em nota.


A certificação sanitária de produtos de origem animal é um tema amplamente discutido entre os diversos países e segue as diretrizes estabelecidas no âmbito do Codex Committee on Food Import and Export Inspection and Certification Systems (CCFICS) do Codex Alimentarius, continuou o ministério.

O texto proposto pode ser acessado até o dia 26 de fevereiro neste link. Os estabelecimentos precisam ser registrados no Dipoa.

Segundo o Mapa, as sugestões tecnicamente fundamentadas deverão ser encaminhadas por meio do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman), da Secretaria de Defesa Agropecuária, por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisman/. Para ter acesso ao Sisman, o usuário deverá efetuar cadastro prévio no Sistema de Solicitação de Acesso (SOLICITA), por meio do endereço: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/solicita/.


Fonte: Carnetec

Veja também

Exportações de carne de frango crescem 15,3% em abril18/05 Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) cresceram 15,3% em abril, totalizando 395,7 mil toneladas – contra 343,3 mil toneladas registradas no mesmo período de 2020. A receita dos embarques do quarto mês de 2021......
Vibra anuncia investimento em Soledade28/04 A Vibra, uma das principais produtoras e exportadoras brasileira de carne de frango, anunciou a aquisição de uma nova unidade de produção no município de Soledade, Rio Grande do Sul. A operação ainda......

Voltar para Notícias (pt)