Um segmento de produtos premium que deve continuar a gerar importantes receitas cambiais para o Brasil em 2024, segundo a ABPA
O Brasil exportou 3.507 toneladas de carne de pato em 2023, alta de 18,9% ante o mesmo período de 2022, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O faturamento gerado pelas exportações subiu 24,4% para US$ 13,7 milhões.
Em dezembro, o Brasil exportou 484 toneladas de carne de pato, volume 171,7% maior que o total exportado no mesmo período de 2022. A receita somou US$ 1,7 milhão, 115,6% acima do registrado em dezembro do ano anterior.
“O setor tem investido no fortalecimento da imagem internacional mediante ações por meio da marca setorial Brazilian Duck. O crescimento das vendas externas desse segmento de alto valor agregado e de produtos premium tem influência direta da estratégia setorial, que deve continuar a gerar importantes receitas cambiais para o Brasil”, disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
O principal destino da carne de pato brasileira foi a Arábia Saudita, que comprou 986 toneladas em 2023, 2% abaixo de 2022. Os Emirados Árabes Unidos importaram 916 toneladas, alta de 32%. Outros destaques foram Qatar (422 t, +38%), México (266 t, +11%) e Japão (238 t, +54%).
“A estratégia de difusão internacional da marca brasileira seguirá forte em 2024, especialmente em ações em feiras internacionais. Isto, especialmente no Oriente Médio, que é o nosso principal mercado”, disse o diretor de Mercados da ABPA, Luis Rua.
“Já para fevereiro, realizaremos degustações de shawarma (sanduíche típico árabe) de pato e promoção da imagem durante a Gulfood, maior feira de alimentos do Oriente Médio.”
Por Anna Flávia Rochas em 23/01/2024
Fonte: Carnetec