No mês de outubro, os frigoríficos de suínos e de frango da Cooperativa Dália Alimentos foram oficialmente habilitados para exportar seus produtos para o Chile. A habilitação permite à Dália comercializar carnes in natura de frango e suínos, além de cortes submetidos a tratamento térmico para suínos e miúdos de frango no mercado chileno.
Ivane Giacobbo, Gerente da Divisão Qualidade da Dália Alimentos, destaca a importância do mercado chileno, ressaltando a vantagem logística proporcionada pela proximidade geográfica. O transporte dos produtos pode ser realizado por via terrestre, simplificando a logística e tornando as operações mais eficientes.
A habilitação para exportação para o Chile é resultado de um acordo entre Brasil e Chile assinado em 2023. Esse acordo, conhecido como pré-listing, simplifica o processo de autorização para os frigoríficos, tornando-o menos burocrático e facilitando o acesso de novas plantas brasileiras ao mercado chileno. O Brasil, como país exportador, identifica as plantas que atendem às exigências do Chile, eliminando a necessidade de habilitação e inspeção individual pelas autoridades chilenas.
Fonte: Agrimídia
Assessoria de Imprensa/Agência de Notícias