Que o mercado árabe desempenha um papel de grande importância para o índice de exportação nacional, isso já não é novidade. Contudo, como pontua o relatório divulgado pelo Departamento de Inteligência de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, os embarques referentes à região somaram US$ 7,1 bilhões nos sete primeiros meses deste ano.
Segundo a certificadora Cdial Halal, as vendas brasileiras apresentaram crescimento de 16,9% em relação ao mesmo período de 2019. Neste comparativo, dentre os produtos mais exportados, estão a carne de frango, a carne bovina e o milho.
CERTIFICADO
Como requisito imprescindível para a ação, é necessário que tenha a certificação halal, respeitando à jurisprudência islâmica.
“As exigências de exportação estão cada vez mais altas, principalmente, para os países árabes e islâmicos em diversas categorias. Toda cadeia deve ser certificada desde a matéria-prima, insumos, transporte e armazenamento, inclusive as empresas que prestam serviços para as fabricantes. É importante que as empresas entendam que é um conceito geral e não basta o produto ter um selo de certificação na embalagem para ingressar neste mercado. Eles querem entender todo o processo para ter certeza da validação da certificação halal de acordo com as leis islâmicas”, explica o gerente comercial da Cdial Halal, Omar Chahine.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food