24 a 26 de setembro de 2024

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 19 de Fevereiro de 2019 às 16h38

Esclarecimentos sobre tarifa antidumping China

O Ministério do Comércio da China (MOFCOM) anunciou a conclusão do acordo com as agroindústrias brasileiras de carne de frango, em relação à investigação de práticas de dumping, iniciada em agosto de 2017.

É importante esclarecer que, embora o governo chinês tenha divulgado a imposição de tarifas de direito antidumping, elas estão suspensas devido à celebração de um acordo de Price Undertaking (PU), firmado entre empresas do setor e as autoridades chinesas para a aplicação de direitos antidumping.

Ao mesmo tempo, a conclusão do PU não significa que o setor exportador de carne de frango do Brasil concorde com a determinação final do processo.

Conforme a ABPA tem defendido desde o início da investigação, não houve praticas de dumping e não há qualquer nexo causal entre as exportações de produtos avícolas do Brasil e eventuais situações mercadológicas locais. As provas já foram apresentadas pelo setor produtivo do Brasil.

Ao mesmo tempo, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o Governo Brasileiro identificaram diversas violações no acordo internacional antidumping pela autoridade chinesa na análise de dano e nexo causal ao longo do processo. O Conselho Diretivo da ABPA analisará a decisão chinesa e submeterá suas considerações ao Governo Brasileiro para a decisão sobre futuras ações.

Fonte: ABPA

Veja também

Exportação de carne bovina desossada congelada representa 81,5% do total01/07/22 As exportações disponibilizadas no serviço de estatísticas do comércio exterior (comex stat) aponta para mudanças nos itens embarcados no decorrer dos últimos 20 anos. A carne bovina desossada congelada que representava menos de 48% do total embarcado em 2002 e cerca de 63,8% em 2012, alcançou expressivo incremento no volume e, em 2022, equivale a quase 81,5%......
Brasil pode ampliar exportações de carne bovina para o Canadá06/02 Seis novos estados brasileiros poderão exportar carne bovina maturada, desossada e sem linfonodos para o Canadá, permitindo ampliar os embarques totais desta proteína para o país norte-americano, disse o Ministério da......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!