Os Estados Unidos foram o principal comprador de carne bovina brasileira em novembro, ultrapassando a China, segundo dados compilados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
O Brasil embarcou 17,29 mil toneladas de carne bovina aos EUA no mês passado, um recorde nas exportações para o país norte-americano. Esse volume representa 17,27% das exportações totais de carne bovina do Brasil em novembro.
No mesmo mês do ano passado, o Brasil tinha exportado 5,6 mil toneladas de carne bovina ao país.
Os EUA reabriram o mercado para a carne bovina in natura brasileira em fevereiro de 2020 e, desde então, o país vem aumentando as compras.
No acumulado dos 11 primeiros meses do ano, os EUA ocupam a segunda posição entre os principais importadores de carne bovina brasileira, atrás apenas da China. Os EUA compraram 117,8 mil toneladas de carne bovina do Brasil no período, aumento de 116,6% na comparação anual, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) na semana passada.
De acordo com a compilação feita pela Abrafrigo, os EUA importaram 22 mil toneladas de carne bovina brasileira em novembro, considerando o produto in natura e industrializado.
O crescimento das vendas para os EUA ocorre em um momento em que as exportações para a China estão suspensas devido aos casos atípicos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) revelados no início de setembro.
As exportações totais de carne bovina brasileira, considerando todos os destinos, somaram 105,2 mil toneladas em novembro, queda de 47% na comparação com igual mês do ano passado.
Fonte: CarneTec