O frigorífico da Aurora Alimentos em Xaxim (SC) foi autorizado por autoridades sanitárias de Hong Kong a retomar as exportações de carne de frango à cidade-Estado asiática, após testes comprovarem ausência de risco de contaminação pelo novo coronavírus em carnes produzidas na unidade, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Hong Kong havia suspendido compras da unidade em Xaxim após autoridades chinesas em Shenzhen encontrarem traços de coronavírus na superfície de uma embalagem de frango congelado exportado pela Aurora.
Autoridades brasileiras e representantes da indústria mantiveram contato com autoridades chinesas desde o ocorrido, prestando esclarecimentos e reforçando a ausência de risco de contaminação por meio de alimentos, conforme posicionamento da Organização Mundial da Saúde e outros órgãos de saúde humana e animal.
“A retomada dos embarques comprova a segurança dos produtos brasileiros. O conhecimento técnico-científico prevaleceu. Todos os questionamentos foram esclarecidos”, disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin, em nota.
Fonte: Carnetec