O ritmo de embarques de carne bovina brasileira para a China poderá melhorar em breve considerando notícias de controle do coronavírus covid-19 no país asiático, segundo relatório do Rabobank enviado à imprensa na quinta-feira (19).
“Informações recentes de que o número de novos casos na China está diminuindo indicam que o controle do vírus está próximo e os embarques devem retomar com mais força nas próximas semanas”, escreveram analistas do banco.
As exportações de carne bovina brasileira para a China foram impactadas no início do ano pela redução no ritmo das operações nos portos e da distribuição de produtos no país asiático enquanto os chineses buscavam controlar o surto de coronavírus.
O Rabobank manteve as estimativas de crescimento de 10,6% no volume de exportações brasileiras totais de carne bovina em 2020 e de 3,5% na produção, conforme divulgou ao final de 2019.
No mercado doméstico, o Rabobank tem expectativas positivas para a demanda por carne bovina, mas pondera que o avanço acelerado de novos casos de coronavírus pode impactar negativamente a oferta nacional, na hipótese de um agravamento ainda maior no número de casos causar a interrupção de alguns fluxos comerciais.
Fonte: Carnetec